Selecione um país

 Carregando, por favor espere

Desenvolvimento de Produtos

Design Instrucional

Employee Training Development - Instructional Design Fundamentals

Modelo de Abordagem Sistemática

Nós utilizamos uma abordagem sistemática do design instrucional (ISD) para desenvolver materiais de treinamento. Uma abordagem sistemática permite feedback e ajuste contínuo à criação de materiais educacionais. É uma metodologia desenvolvida cientificamente que incorpora a pesquisa e as teorias da psicologia cognitiva e comportamental. O conceito básico de adoção de uma abordagem sistemática ao desenvolvimento educacional é que uma vez que a proficiência pode ser definida em termos mensuráveis, essas habilidades podem ser ensinadas e a proficiência depois do treinamento pode ser medida em áreas específicas. O modelo ISD tem sido utilizado com sucesso por vários anos no design e desenvolvimento de materiais de treinamento para aplicações comerciais, militares e industriais. O modelo inclui cinco fases: Análise, Desenho, Desenvolvimento, Implantação e Avaliação (ADDIE).

A abordagem ISD permite uma tomada de decisão sólida para identificar quem-o quê-quando-onde-por quê do treinamento, fornece um processo organizado de reunião e análise de requisitos de desempenho e garante que os materiais de treinamento e suporte sejam desenvolvidos com máxima eficiência e eficácia.

Design Instrucional e Aprendizagem de Adultos

O processo do design instrucional envolve conhecer como o conteúdo deve ser ensinado e como incluir elementos motivacionais para manter o aluno cognitivamente e emocionalmente envolvido. O estudo da psicologia educacional e cognitiva é um requisito fundamental para designers instrucionais.

Nossa estratégia de design instrucional satisfaz e atende os requisitos e princípios de aprendizagem de adultos:

  • Adultos precisam saber por que eles precisam saber.
  • Adultos precisam aprender de forma experimental. Deixe que eles pratiquem alguma coisa.
  • Adultos abordam o aprendizado como uma solução de problema e devem verificar suas novas competências para resolver esses problemas.
  • Adultos aprendem melhor quando o tópico tem valor imediato. Ele deve ser relevante.
  • Adultos precisam integrar novas ideas com o que eles já sabem.

Parcerias de Treinamento

O desenho, desenvolvimento e distribuição de materiais de treinamento eficazes envolve a parceria entre os vários participantes. Este esforço de equipe é composto por competências e habilidades de aplicação em escrita, entrevista, análise de gráficos, aplicações de computação, conhecimento de aprendizagem humana, técnicas motivacionais, avaliação formativa e sumativa, marketing, habilidades em relações humanas e gerenciamento de projetos. Especialistas no assunto dedicados assumem a responsabilidade pelo conteúdo do treinamento. O desenvolvimento de materiais de treinamento é um exercício em equipe porque nenhuma pessoa sozinha tem conhecimento em todas essas competências.

Quando o treinamento é presencial, a parceria continua com cooperação entre o líder e o aluno. O compartilhamento de experiências em comum reforça as maneiras em que aprendemos, através de modelos, bons e maus exemplos, comparação com a experiência dos outros e aplicação de experiências passadas a situações atuais. Quando o treinamento é realizado no próprio ritmo do aluno ou em um ambiente individualizado, ele é projetado para capturar os elementos dessas características, utilizando estratégias de desenvolvimento educacional.

Fundamentos do Design Instrucional

Ao criar materiais educacionais, nós aderimos a elementos primários da motivação de adultos (inclusão, atitude, significância e competência) e um processo de nove passos com relação às condições mentais de aprendizagem, chamadas de eventos de instrução.

Como a teoria de aprendizagem de adultos sugere, materiais de treinamento para adultos devem incluir interatividade e a oportunidade de aprender de forma experimental. A interatividade estimula a mente do aluno a fazer essas coisas que melhoram a habilidade e a vontade de desempenhar de forma mais eficaz. Alunos veem as vantagens de cometer erros e aprendem com eles na privacidade e segurança de um ambiente de treinamento, em oposição ao mundo real. Para conseguir isso, nós desenvolvemos atividades atrativas para os alunos e sugerimos maneiras de o líder do treinamento ser um facilitador melhor.

Há estrutura nos nossos programas de treinamento; os alunos nunca devem achar que estão perdendo tempo. Alunos constroem sobre o conhecimento, capacidades e habilidades integrando novas ideas com o que eles já sabem. Nossos produtos de treinamento são desenvolvidos utilizando vídeos, animações, áudios, fotos, imagens, texto na tela e gráficos.

Oportunidades para o aluno praticar e obter feedback corretivo quanto ao desempenho estão incluídos em todos os programas de treinamento. O feedback é critico para o processo de aprendizagem, pois não pode haver aprendizagem sem o conhecimento dos resultados pessoais de desempenho. Exercícios e perguntas utilizadas para avaliar o entendimento e o conhecimento do aluno podem ser escritas no nível conceitual, utilizando exemplos não encontrados previamente. As avaliações da eficácia do treinamento incluem Instrumento Nível I e Nível II.